[Sem Spoilers] Star Wars O Despertar da Força

Antes que alguém queira nos matar essa análise NÃO TEM SPOILERS, como é de costume nas minhas análises.

Ontem eu e a Aninha fomos ver a estréia do filme mais esperado do ano! Chegamos 2h antes do filme começar e para a minha surpresa já tinha uma galera esperando dentro do cinema, mesmo aqui sendo Vitorinha, a ilha que só tem 3 pessoas. Tinha uma galera empunhando seus sabres de luz, alguns jedis, 1 stormtrooper de full armor e Darth Vader junto com Luke Skywalker em miniatura! Enquanto esperávamos a sala ser liberada vimos alguns duelos de espadas, vários selfies, fizemos alguns selfies e é claro que eu paguei mico para canal Mulambo TV, mais tarde eu coloco o meu mico aqui no post. Assim que a sala foi liberada todo mundo foi religiosamente esperar o filme começar. Acho bacana ressaltar a política do Cinemark de proibição de filmagem dentro das salas de cinema, foi só aparecer Star Wars na telona que uma galerinha puxou os celulares e começaram a filmar, o filme foi pausado e anunciaram que não podiam gravar dentro da sala e que quem insistisse seria “convidado a se retirar”.

992804

Agora que já contei como chegamos até a sessão do filme agora vamos a tão esperada análise. De cara já posso dizer que as decisões do J. J. Abrams de voltar a filmar em locações reais e com pessoas maquiadas e caracterizadas fizeram toda a diferença para o resultado final do filme. Sério, como estão bonitas as locações, os cenários estão super críveis, a sensação de que os planetas são realmente vastos e cheios de peculiaridades faz com que o espectador realmente se sinta dentro daquele planeta, sem contar que o JJ, o nosso mais novo amigo das sequencias bem feitas, não deixou cair a peteca que o George Lucas sempre tentou manter nos filmes anteriores, seja nas filmagens ou com inserções digitais, o tio George sempre tentou fazer cada planeta parecer vivo. E rapaz, como as sociedades neste filme parecem realmente ser muito mais complexas do que está simplesmente sendo mostrado, nenhum take apresenta somente os protagonistas, sempre tem algo acontecendo no fundo, algum personagem cuidando da sua própria vida. Realmente um trabalho incrível de criação de mundos, e isso é simplesmente lindo ver!

Outra coisa que eu tenho que ressaltar é que em momento algum o roteiro trata Rey, a protagonista mulher, ou o Finn, o protagonista negro, como simplórios esteriótipos de donzela em perigo e negro alívio cômico para enaltecer o personagem principal branco. Os personagens são profundos e tem seus próprios traumas e problemas. Adorei ver um personagem negro que não é esteriótipo ao lado de uma mulher forte e decidida.

O novo vilão é um show a parte, as motivações e ações dele simplesmente fazem que você o odeie e o despreze até que a morte os separe, basicamente o que o pessoal da HBO + o tio Martin fizeram com o Joffrey de Game of Thrones. Yoda que me perdoe, mas como eu já amo odiar aquele cara!

Não vou mentir que senti falta de todo esplendor estilístico que o episódio I trouxe, mas acho que foi acertada a escolha de fazer um filme com a estética da trilogia clássica, episódios IV, V e VI. Até as  interfaces de computadores e hologramas são as mesmas da tão consagrada saga clássica, junto com esse apelo gráfico nostálgico o filme conta com vários fan services, é muito comum citações dos filmes clássicos e brincadeiras com as situações já passadas pelos personagens.

Acho que isso é tudo que eu consigo dizer sem dar algum spoiler da trama. Uma boa sessão para quem ainda não viu os filmes e quem já viu conte nos o que achou nos comentários.

Que a força esteja com vocês!

12375993_957182297697512_5873393696017386112_n

Sorriso Forçado porque sim

Deixe um comentário

