[Sem Spoliers] A 5ª Onda

Tentando seguir fielmente a nossa lista de lançamentos de filmes no cinema em 2016 aqui estou eu para lhes contar um pouco sobre o último filme que eu e a Aninha vimos no cinema, A 5ª Onda.

262364

O filme é baseado em um livro young adult, uma categoria literária equivalente aos nossos livros juvenis, de bastante sucesso, e ao contrário do que o meu preconceito me fez acreditar, o filme escorregou muito pouco nos clichês de obras, tanto literárias quanto obras para a telona, feitas para esta faixa etária.

O diretor se mostrou muito competente em dirigir o elenco, como em uma parte em que um personagem deve se apresentar à um sargento do exército e ele discretamente mostra seu nervosismo com uma mão inquieta. Ou até mesmo quando a personagem principal, Chloë Grace Moretz (a Hit Girl), vê um cara, super gatão, se banhando no rio e logo na próxima cena em que eles se encontram, dessa vez com todo mundo vestindo suas devidas roupas, ela dá uma passada de olho no rapaz com aquela cara de “Uau!”. Mas claro que tudo isso é feito de modo que seja representado como um detalhe de atuação, para não parecer exagerado ou cômico.

A estética em alguns momentos me lembrou bastante o jogo The Last of Us, da Naughty Dog, mostrando o interior dos Estados Unidos bem destruído e deteriorado. Até mesmo as cores escolhidas, roupas e ambientações, tudo é esteticamente parecido. E como eu sou um fã do estilo de The Last of Us eu adorei poder revisitar, mesmo que por pouco tempo de tela, um EUA tão parecido com aquele que eu tanto joguei e amei.

Em resumo, acho que é um filme honesto. Não vou falar dele para sempre, mas também não acho que deva ser lançado ao limbo dos filmes esquecidos. As atuações são muito boas e convincentes, a única coisa que me incomodou foi a solução que o roteiro usou para se resolver. AH! Eu não posso esquecer de agradecer o fato de neste filme não ter muitos clichês, como donzela em perigo e etc.

Uma boa sessão de cinema para todos vocês, plantem uma árvore e escrevam um ebook. Tchau!

Deixe um comentário

