Zootopia – Um filme para crianças que os adultos devem assistir [Sem Spoilers]

Neste fim de semana a Aninha me chamou para irmos ao cinema assistir Zootopia e eu aceitei, afinal seria uma boa maneira de conseguir conteúdo aqui para o blog. Chegamos rápido no cinema, por algum motivo o trânsito estava muito cooperativo naquela noite, compramos nossos ingressos, compramos sucos e fomos direto para a sala do filme. Agora começa o meu plot twist pessoal, eu simplesmente confundi Zootopia com o filme da Universal “A vida secreta dos animais“, então no meio do filme eu vejo o trailer dos bichinhos fazendo um bate cabeça com um rock louco no fundo e a Aninha vira para mim: “Amor! A gente vai ver esse filme né!? *carinha fofa*” e nesse momento meu cérebro dá um nó! COMO ASSIM!? ESSE NÃO É O FILME QUE ESTAMOS INDO VER!? Depois de ela rapidamente me explicar qual filme estávamos realmente indo ver eu relaxei e continuei a “curtir” os trailers. Vale aqui um pequeno disclaimer, POR FAVOR PAREM DE FAZER TRAILERS COM SPOILERS! Principalmente você Disney, eu confio tanto no seu trabalho…

zootopia-poster-disney-animation-animac3a7c3a3o-longa-metragem-cafc3a9cg

Algumas surpresas na vida são simplesmente as melhores coisas que poderiam acontecer conosco! E dessa vez não foi exceção, que filme SEN-SA-CIO-NAL! A ponto de me fazer duvidar se eu quero realmente ver o outro filme com bichos… Mas vamos ao filme!

Primeiramente o que me chamou bastante atenção foi a beleza da fotografia deste filme! Sério! Que filme bonito, a paisagem não é foto realista igual “O Bom Dinossauro“, mas é tão bela quanto, ou até mais bonita. Os personagens tem estilo cartunesco, bem característico do tio Walt Disney, misturado com modelagem em 3D com texturas de fazer a minha placa de vídeo chorar no canto em posição fetal. Para quem não entendeu muito bem esse último comentário, o filme mescla com maestria o estilo dos clássicos desenhos da Disney com o que há de mais novo em tecnologia 3D, o que torna tudo um deleite para os olhos! Sem contar que a escolha de cores para as cenas é incrível!

Passado o “susto” com a parte estética veio o segundo “susto”, o roteiro. Mano! E que roteiro! Neste longa metragem a Disney deu uma aula de como tratar um assunto tão complexo como preconceito e perpetuação de esteriótipos. Começou sutil com aquele velho papo de “fique na sua zona de conforto”, “não tente esse sonho”, “você já tem seu lugar reservado para que tentar mudar?”. Assim que a história foi avançando ela entra em mais discussões e sempre de forma coesa e condizente com o rumo da história. Só espero que não apreçam textões no Facebook sobre o novo filme da Disney comprado pela mídia de esquerda.

Um outro aspecto que eu acho que deve ser mencionado são as referências à Cultura POP! Rolou referência ao Poderoso Chefão, Breaking Bad, Batman e alguns outros títulos da própria produtora. Vale ressaltar também que há anos a Disney tem feito um trabalho incrível com seus filmes aqui no Brasil, começou com a dublagem que é sempre excelente, ou você acha que frases como essa surjem do nada: “ODEIO FILME DULBLADO! Menos desenho, filme em desenho tem que ser dublado!”. Ultimamente a Disney tem se mostrado bastante engajada em regionalizar o máximo possível a experiência de suas obras, praticamente tudo o que aparece escrito no filme está em português. Sem contar que o canal Walt Disney Studios BR está cada vez mais sendo alimentado com vídeos e até alguns teasers exclusivos com o elenco BR, algo que já acontece no canal americano.

Um comentário sobre “Zootopia – Um filme para crianças que os adultos devem assistir [Sem Spoilers]

  1. Pingback: Links Radioativos #10 | Abraço Radioativo

Deixe um comentário

