A Saga de Ellen Ripley

Hoje eu vim falar daquela que inaugurou o lugar das mulheres no cinema a base de tiro, porrada, facada e bomba, tudo isso literalmente. Aquela que faz o machões chorarem, que usa turbina de nave espacial para acender cigarro, que volta dos mortos só para chutar algumas bundas, ~que faz a Khaleese parecer uma menininha de 13 anos apavorada~, que ensinou os “meninos malvados”a seguirem as regras. Hoje eu vim falar da Ellen F***ing Ripley!

Ellen_Ripley_badass.png

Obrigado Anticast 208 – Ellen Ripley é Foda! que me incentivou a fazer maratona desta série de filmes que eu não podia morrer sem ver. Antes tarde do que nunca! Eu sei que geralmente eu faço meus textos falando de filmes e não de personagens, mas não tem como falar da série Alien sem falar da Ripley. Já que ela é o único personagem que é permanente na série, pasmem mesmo os Aliens não os mesmos!

De cara já é um grande avanço ter uma mulher forte  e independente como principal em uma série de filmes de ação! E cara, a Sigourney Weaver deu um show de como se tornar um dos personagens mais icônicos da ficção científica!

Todo o filme Alien foi pensado para representar  estupro e  violência, principalmente o Xenomorfo, ou Alien, chame como quiser. Desde a fase “larval” onde a criatura gruda na face da sua vítima e a “engravida” com o parasita, que mais tarde sairá do seu peito abrindo um senhor buraco em você e tudo isso para se tornar um exímio e voraz caçador de novas presas, tudo isso para poder fazer mais Aliens e reiniciar todo o ciclo. Isso sem contar que o sangue dele é um ácido extremamente potente e a própria língua tem dentes, ou seja essas crias de satã não tem ponto fraco!

Tenho que deixar um disclaimer aqui, eu assisti apenas os três primeiros filmes para escrever esse post, ou seja me desculpem se eu não mencionar alguma coisa suuuuuper importante que aconteça no Alien: A Ressurreição. Mas o que não falta durante todos os filmes, pelo menos os que eu assisti, é os personagens do sexo masculino destratarem a Ripley, toda vez que ela fala alguma informação crucial para a missão ou dá alguma ordem a primeira reação dos outros personagens, que geralmente são homens, é aquela velha viradinha de olho seguida de uma fala parecida com “essa mulher está louca”, e é claro que depois disso todo mundo morre. Acho uma interessante forma de apresentar o problema de falta de credibilidade que as mulheres em um geral tem na nossa sociedade, tá certa que não é nada super profundo e contemplativo, mas já é um excelente início.

Foi uma excelente experiência assistir essa série de filmes e conhecer melhor essa personagem tão forte é tão emblemática na cultura pop. 

Eu vou ficando por aqui, espero que tenham gostado do texto e procurem assistir os filmes Alien, é um prato cheio para quem gosta de ficção científica e suspense!

Licença que agora eu tenho que terminar de ver o quarto filme!

Deixe um comentário

