Mogli o Menino Lobo (2016)[SEM SPOILERS]

E nessa semana a Disney nos presenteia com mais uma versão de “O Livro da Floresta”, “Mogli, o Menino Lobo” está de volta às telonas! E em grande estilo!

Enquanto o Brasil pegava fogo a Aninha veio me falar que Mogli já havia estreado, não podíamos deixar passar a oportunidade de falar dele logo na semana de estréia aqui para vocês!

mogli-poster-parte-3

Confesso que quando vi o segundo trailer do filme eu fiquei bem incomodado com o fato  dos animais falarem e fiquei ainda mais incomodado com a quantidade de informação, inclusive com a de os animais falarem, que o trailer mostrava. Trailers… Trailers… Trailers….

Mas vamos ao filme, de cara o que mais me animou em relação à animação de 1967 foi a mudança de escala dos personagens, como fez diferença ver o Mogli tão pequeno perto dos animais da floresta! Parece ser uma bobeira, mas quando você resolve fazer um filme com um clima mais sério e uma trama mais desenvolvida, optar por animais maiores faz toda diferença para adicionar uma carga dramática.

Como eu disse a trama está muito mais bem desenvolvida e explícita, já não é mais um passeio pela floresta que era na animação original, agora tudo tem muito mais peso e significado para os personagens. As ações do nosso querido “menino da sunguinha vermelha” tem reações que afetam quase todos sua volta, o que na minha opinião deixa o filme muito mais interessante!

Sobre o aspecto técnico dos animais em CGI, ficou muito bom! Não acho que seja nenhuma quebra de paradigma ou coisa parecida, mas que ficou impressionantemente bom, ficou! O tempo inteiro o protagonista está interagindo com seres que não existem no mundo físico e parece ser extremamente natural. No início eu fiquei apegado aos detalhes que mostrassem algum erro, mas em 20 minutos de filme eu já tinha jogado a toalha e me deixado levar pelo filme! Vale a pena dizer que a dublagem está inacreditavelmente boa, como já era de se esperar da Disney, mesmo as músicas estavam sensacionais.

Agora que eu toquei na questão das músicas não tem como fugir da polêmica do primeiro filme da Disney e até mesmo do livro originalmente escrito no fim do século XIX. A questão do livro para mim é a que fica menos evidente por conta de eu não tê-lo lido e ter tido apenas as versões destiladas dos longas, mas o livro foi basicamente escrito para incentivar o colonialismo em geral, principalmente na Índia, mas como eu não li e estaria aqui apenas reafirmando palavras de outras pessoas vou simplesmente recomendar que vocês deem um googleada. Agora sobre o problema da animação de 1967 é algo que eu posso falar um pouco melhor, a grande polêmica foi a dos macacos serem retratados como os africanos, apesar de eu ter notado uns traços de preconceito cultural em relação aos latinos também, mas posso estar errado. Convenhamos que não foi a melhor ideia do mundo de retratar o rei dos macacos, Louie, como o maior músico do conhecido como a personificação do próprio jazz Louis Armstrong, que é negro, cantando “Want[ing] to be like you”, traduzida como “O Rei do iê-iê-iê”, para Mogli. Assim fica difícil de te defender né migs? Mas ouviram minhas preces e resolveram esses problemas, pelo menos na minha opinião esses problemas foram resolvidos com essa nova adaptação, a ponto de basicamente terem retirado a música do Louie do filme para ela aparecer só nos créditos finais.

E antes que alguém esteja se perguntando, não o filme não é um musical, as músicas são muito bem dosadas e eu diria até coesas com o roteiro.

Assistimos Mogli O Menino Lobo hoje. Amanhã vai ter resenha lá no blog. #filme #cinema #mogli

A post shared by Abraço Radioativo (@blogradioativo) on

Bom essa foi a minha impressão do filme, espero que tenham gostado do texto, qualquer dúvida, crítica, ou sugestão fiquem à vontade para escrever nos comentários.

Beijos de luz!

2 comentários sobre “Mogli o Menino Lobo (2016)[SEM SPOILERS]

  1. Eu confesso que eu tava com o pé meio atrás, mas depois de ver o trailer poucos dias antes de ver o filme esse pé já foi voltando, depois então das primeiras cenas eu já estava amando haha Fizeram um ótimo trabalho nessa adaptação.

    Curtir

Deixe um comentário

