Hohokum – Game Radioativo

É sempre a mesma coisa, quando uma nova geração de video games está para ser lançada todos os principais estúdios de jogos começam a trabalhar a todo vapor para trazer o maior número de novidades para essas novas máquinas de entretenimento. E há dois anos atrás não foi foi diferente.

No meio de todos os jogos de tiro em primeira pessoa e os já habituais jogos de esportes, para o Playstation 4 foi anunciado Hohokum. Um jogo que prometia uma experiência sensorial e gráfica, uma premissa completamente diferente dos seus concorrentes, essa diferença entre os outros títulos também foi responsável por seu ofuscamento. Já que é difícil competir contra a nova mecânica do último FIFA, que ninguém lembra mais, ou o Call of Duty da época, que hoje em dia ninguém sabe qual foi. Para mim, a tão diferente forma de guiar os jogadores por vários mundos simplesmente por meio de cenários bizarramente intuitivos e belos faz de Hohokum um jogo que será lembrado por mais alguns anos.

hohokum-screen-6-us-10jun14

Em Hohokum, você controla uma espécie de cobra voadora multicolorida de um olho só, nenhuma descrição pode ser melhor para este jogo se não incrivelmente bizarro e belo.  você deve viajar por vários mundos, cada um com suas próprias regras, habitantes e interações diferentes. As interações são parte crucial do gameplay, já que é através delas que os objetivos são insinuados  à você. Dá para notar que houve um trabalho hercúleo para tentar dosar quanto tempo o jogador vai ficar explorando o mundo em que ele está até encontrar alguma interação com o cenário ou os personagens.

Este é provavelmente o jogo de PS4 mais inclusivo para jogadores novatos e pessoas que nunca jogaram nada, um jogo em que simplesmente não há como morrer e os controles são extremamente simples, o foco é completamente na exploração. Já notei que muitas pessoas não jogam video-games porque tem medo de não saber o que fazer ou de não se adaptarem às complexas combinações de botões que devem ser apertados simultaneamente para faz o personagem se mover, no caso de Hohokum é completamente o inverso, já que seus controles são extremamente simples e o que você deve fazer em cada mundo é te passado através da interação de personagens e elementos em cena.

hohokum-screen-4-us-10jun14

Este game é o fruto da união entre Richard Hogg, um ilustrador britânico, e o estúdio de games Honeyslug, especializado em jogos experimentais com progressão intuitiva. Hogg produziu todos os personagens e itens de cenário, se você considerar  a quantidade de elementos em cada tela de jogo se dará conta do quão insano foi esse trabalho. Inclusive segundo o próprio ilustrador, quando alguém pergunta porque a arte do jogo é assim a única resposta é: “esse é o meu estio de arte”.

As cores vibrantes e os cenários cheios de personagens super carismáticos, são a resposta para a sensação de felicidade e curiosidade que quase todo mundo sente ao jogar este jogo. Sem contar que sempre um pequeno quê de estranheza na arte, alguns seres de um olho só, ou animais feitos de formas engraçadas e que nascem do chão. As silhuetas dos personagens são sempre simples e o que os torna marcantes são os adereços e a palheta de cores.

Um ponto mega importante para este game é a trilha sonora e os sons dos objetos, eles são parte imprescindível na percepção do mundo, principalmente levando em consideração que é neste percepção de mundo que o jogador vai entender o que ele deve fazer para seguir em frente. Os sons e a música se complementam de um forma tão harmônica que várias vezes eu me peguei pensando: “se eu não tivesse quebrado este vaso agora com certeza a música seria bem mais pobre”. A necessidade de uma trilha que case com o jogo nunca foi tão evidenciada para mim.

hohokum-screen-5-us-10jun14

Bom esta foram as minhas impressões sobre Hohokum, um jogo diferente de todos os outros jogos que eu já joguei. Ele está disponível para PS3, PS4 e PS Vita. Se você tem algum destes consoles e gosta de experiências diferentes no mundo dos video-games este é um jogo essencial para você, corra e garanta a sua cópia!

Se você já jogou, conte-nos nos comentários o que achou! Siga-nos do Twitter e Instagram @BlogRadioativo e curta nossa fan-page facebook.com/AbracoRadioativo/. Um beijo de césio no coração e até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s