Procurando Dory – Sem Spoilers

‘Procurando Nemo’ foi um dos filmes que mais marcou a minha pre adolescência/infância e ir ver à continuação dele foi um misto de extrema alegria e muito pavor! Só para constar, no fim a alegria ganhou de lavada!

Quem leu a minha resenha de ‘Crouching Tiger, Hidden Dragon: Sword of Destiny’ deve ter notado que eu tenho um certo medo de ver continuações de filmes que eu gosto muito, acho que nunca vou superar ‘A Bruxa de Blair 2’. E com esta animação da Pixar não foi diferente, sentei na cadeira do cinema igual à uma criança se senta pela primeira vez na cadeira do dentista. E como era de se esperar a magia da Pixar tocou o meu coração e eu voltei a ter 12 anos de novo!

323783

O roteiro é tão fiel ao primeiro filme que chega a ser quase paranóico, não notei nenhuma inconsistência durante todo o filme, cada detalhe tão meticulosamente explicado. Em momento nenhum achei que o filme trata o espectador como idiota, as informações estão lá para todo mundo ver, mas não há nenhuma frase do tipo “Aaaah! Então foi assim que a Dory aprendeu falar baleiês e por isso que é tão estranho…”. O nível de respeito com a mitologia do primeiro filme, sim ‘Procurando Nemo’ tem uma mitologia e este filme que me mostrou isso, simplesmente um prato cheio para quem curte um bom fan-service.

No quesito gráficos, simplesmente acho um absurdo uma continuação ser tão mais bonita que a obra original e ao mesmo tempo enganar o espectador a ponto de parecer a mesma coisa. É simplesmente espantoso ver o grau de detalhamento de cenário, esses 13 anos de hiato fizeram muito bem à franquia. Agora o oceano parece algo muito mais vivo e intrigante, no fundo sempre está acontecendo alguma coisa. Nem preciso dizer que a ambientação está demais, as cores escolhidas para os ambientes contam exatamente o que cada cena está querendo passar.

Alguns personagens novos são adicionados, alguns antigos são mais explorados e tem mais musiquinha do Tio Raia! As motivações da Dory são legítimas mas aparecem do nada, no filme a desculpa que é utilizada é a da perda de memória recente. Sinceramente este recurso de narrativa não me incomodou muito, mesmo da forma arbitrária como ele é utilizado. Outro ponto que eu devo ressaltar é o merchandising do filme, trailers, cartazes e tudo mais, venderam muito bem o conceito da trama sem revelar nada que fosse realmente importante para a trama!

Resumindo, é um filme para toda a familia, é divertido, simpático e muitíssimo bem feito. Em momento nenhum eu fiquei com aquele sensação de “olha ai, mais um filme para crianças…”, o roteiro é bem construído e muito bem amarrado. pode ir assistir sem medo nenhum!

Um beijo de césio no coração e tchau!

Deixe um comentário

