Moana (Sem Spoilers)

Quando a Disney lança uma nova animação nós somos obrigados a ir assistir!

Pegue o seu traje de proteção radioativa e venha ver o que eu achei de Moana.

moana-poster-9

Roteiro

Não tem como começar a falar deste filme sem dizer o quanto me agrada ver um filme com uma personagem do sexo feminino que é forte e que não gira em torno de um macho salvador. Já até ser que vai aparecer alguém dizendo que ela é dependente do Maui e qualquer outra coisa do gênero, na verdade o Maui é muito mais um professor e amigo do que o centro da história. É só reparar que quem resolve os problemas no fim é sempre a Moana, o Maui geralmente indica o caminho e acompanha a Moana durante a jornada.

A própria Moana é de longe a personagem mais profunda e mais bem desenvolvida deste filme, pena que isso não pode ser dito de todos os outros personagens. Bastou uma pequena pesquisa sobre os mitos e histórias que existem sobre Maui e eu cai em alguns sites e blogs falando o quanto a descaracterização desta deidade é ofensiva para a cultura dos povos da ilhas do Pacífico. Querida Disney, transformar um herói mitológico de grandíssima importância em um idiota convencido é um vacilo sem tamanho! Isso sem nem mencionar Te Fiti e os Kakamoras…

Apesar destes problemas de descaracterização etno/cultural a história é bem divertida e a cada vez que eu e a Aninha assistimos este filme nós gostávamos ainda mais do filme.

Visual

mv5bzte0mdq5m2qtnjfkns00nzuxlwe3n2itn2njymq4zdc1m2vlxkeyxkfqcgdeqxvynje2mjqwnjc-_v1_

Padrão Disney de produção, é tudo lindo e incrível. Cada coisa em tela parece meticulosamente escolhida e posicionada com maestria, tudo é extremamente texturizado e convincente. Os personagens são animados com perfeição, chega a ser assustador o flow das ações de cada personagem.

moana

Outra coisa bem interessante é notar como a produção de Zootopia foi benéfica para este filme, os cabelos e pelos estão inacreditavelmente convincentes!

Musicas

Finalmente um filme que eu consigo dizer alguma coisa da música além de “legal para caramba aquela musiquinha!”. Por coincidência alguns meses atrás eu estava ouvindo um episódio de um podcast do site jogabilida.de descobri o musical da Broadway Hamilton, que é SEN-SA-CIO-NAL fica a dica, que foi todo produzido por  Lin-Manuel Miranda e adivinha qual foi a minha quando o Maui começou a cantar a música “De nada”, e de repente me deu aquele estalo mental de “eu já ouvi isso em algum lugar!”. Alguns segundos depois eu reconheci a inegável semelhança com o musical.

A partir daí cada música do filme, que não fosse cantada pela Moana, se tornou um deleito para meus ouvidos. Recomendo fortemente as músicas “De nada” e “Brilhe”.

Conclusão

Cada vez que eu vejo o filme eu vejo algum outro detalhe que deixa a trama ainda mais legal e profunda. Me entristece muito saber que a Disney tratou tão mal a cultura de povos que são tão ricos culturalmente, espero sinceramente que estejamos caminhando em um caminho que aos poucos vamos nos tornando mais inclusivos e menos tóxicos com o que nos é “alheio”.

De qualquer forma é um filme que merece ser visto, corra para assistir! Um beijo de césio no seu coração e tchau!

